Destaque

Incêndios persistem no Parque do Carmo, em SP, por mais de 9 horas, colocando em risco a biodiversidade da região.

O parque do Carmo, localizado na zona leste de São Paulo, está enfrentando uma situação preocupante desde a noite de quarta-feira (23), com focos de incêndio que ainda não foram controlados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis viaturas e 18 bombeiros estão atuando no combate às chamas desde que o incêndio começou, às 23h55.

Até o momento, não há informações sobre vítimas, conforme informado pelos Bombeiros. Para auxiliar no combate ao fogo, o helicóptero Águia-12 da Polícia Militar está apoiando a equipe de bombeiros na ocorrência.

A causa do incêndio, de acordo com a pessoa que acionou os bombeiros, teria sido a queda de um balão. O fogo está se espalhando pelo parque e gerando bastante fumaça no local, o que torna a situação ainda mais preocupante.

Diante dessa situação, a Defesa Civil reforçou as orientações à população, solicitando que evitem atitudes como jogar bitucas de cigarro, soltar balões, queimar lixo ou fazer fogueiras em áreas de vegetação, pois essas ações podem contribuir para a propagação de incêndios.

Preocupados com a situação do parque do Carmo, a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais da Câmara Municipal de São Paulo realizará uma audiência pública nesta quinta-feira, a partir das 19h, com o objetivo de debater soluções orçamentárias, administrativas e de melhorias para o parque.

Vale ressaltar que o parque do Carmo é conhecido por ser o palco da Festa das Cerejeiras, que aconteceu recentemente, no último dia 4, e atraiu visitantes durante dois finais de semana. Esse evento é marcado pela florada cor-de-rosa das cerejeiras, que são símbolo do Japão.

Apesar do incêndio, o bosque onde estão localizadas as cerejeiras e suas sakuras, que são as flores da árvore, permanece aberto ao público todos os dias, das 5h30 às 20h, para visitação.

Diante dessa situação, é fundamental que a população esteja atenta e siga as orientações da Defesa Civil para evitar incêndios e preservar o parque do Carmo. A realização da audiência pública pela Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais mostra a preocupação das autoridades em encontrar soluções para a proteção desse importante espaço verde da cidade de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo