Câmara dos DeputadosDestaque

O presidente da Câmara, Arthur Lira, expressou tristeza pela morte de Francisco Dornelles, político que deixou sua marca na história do país.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), expressou seu pesar pela morte do ex-deputado federal e ex-senador Francisco Dornelles. Aos 88 anos, Dornelles faleceu nesta quarta-feira (23) em um hospital no Rio de Janeiro.

Lira destacou a importância e relevância de Francisco Dornelles para o Partido Progressista (PP), do qual ele era presidente de honra. Além de ex-deputado federal, ex-senador, ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro, Dornelles também foi presidente do partido em determinado momento. Arthur Lira definiu o ex-político como uma referência política nacional e um exemplo de homem que tinha a política como sua vocação maior.

Francisco Dornelles atuou como deputado federal por cinco legislaturas pelo estado do Rio de Janeiro, além de ter sido deputado constituinte. Durante seu mandato na Câmara dos Deputados, Dornelles ocupou a presidência da Comissão de Finanças e Tributação, além de ter sido membro das comissões de Minas e Energia, e de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Em 2007, Dornelles foi eleito senador e manteve-se no cargo até 2015. Ao longo de sua carreira, também exerceu importantes cargos no governo, como o de secretário da Receita Federal, no período de 1979 a 1985, durante o mandato do presidente João Figueiredo. Além disso, Dornelles ocupou os cargos de ministro da Fazenda no governo de José Sarney em 1985, ministro da Indústria, Comércio e Turismo no governo de Fernando Henrique Cardoso entre 1996 e 1998, e ministro do Trabalho e Emprego no governo de FHC de 1999 a 2002.

Em 2016, Francisco Dornelles era vice-governador do Rio de Janeiro e assumiu o governo de forma interina devido ao afastamento por questões de saúde do então governador Luiz Fernando Pezão.

Além de sua atuação política, Dornelles também teve uma destacada carreira acadêmica. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele concluiu mestrado e doutorado em Direito Financeiro na mesma instituição. O ex-político também estudou Finanças Públicas na Universidade de Nancy, na França, e Tributação Internacional na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

No campo acadêmico, Francisco Dornelles foi coordenador e professor de diversos cursos na Escola Interamericana de Administração Pública (EIAP) da Fundação Getulio Vargas (FGV) entre 1967 e 1981, lecionando nas áreas de Política Fiscal, Auditoria Tributária e Dupla Tributação Internacional da Renda.

A morte de Francisco Dornelles representa uma perda significativa para a política brasileira, principalmente para o estado do Rio de Janeiro, onde ele foi uma figura influente e atuante. Seus feitos e contribuições devem ser lembrados e seu legado será estudado e valorizado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo