O Conselho alerta para atraso preocupante na preparação da Conferência de Cultura em Ribeirão. Situação demanda urgente solução.

De acordo com a portaria 20 do Ministério da Cultura (Minc), todos os municípios brasileiros têm até essa data para realizar suas conferências, que têm como objetivo traçar diretrizes e definir membros para as conferências estaduais e nacional. A última conferência nacional foi realizada há dez anos.
Fernanda Lima ressalta que a falta de realização da conferência municipal implica na perda da oportunidade de enviar representantes para a conferência estadual. Além disso, a presidente destaca a importância de Ribeirão Pires participar desses eventos, levando em consideração as peculiaridades do município na produção cultural.
“A cidade tem suas peculiaridades na produção cultural e por isso não pode ficar fora da discussão em âmbito estadual e nacional. O Plano Nacional conta com a escuta dos territórios, as particularidades, de cada cidade”, afirma Fernanda. Ela ainda destaca a luta dos artistas locais para terem espaço nos grandes eventos realizados pela prefeitura.
A presidente do conselho também aponta outras negligências por parte do poder público municipal, como a falta de preocupação em atuar para que os talentos locais possam trabalhar no município. Ribeirão Pires tem uma vocação para a cultura popular e já revelou destaques nacionais no teatro e na música.
Diante da situação, os conselheiros representantes da sociedade civil terão uma reunião extraordinária para discutir as próximas ações a serem tomadas para pressionar a administração municipal em relação à conferência.
A reportagem procurou a prefeitura de Ribeirão Pires para comentar sobre a preparação para o evento, mas até o momento do fechamento desta matéria, não obteve resposta. A matéria será atualizada caso haja pronunciamento por parte da administração municipal.