CNNDestaque

Mizael Bispo é liberado da prisão após conquistar progressão de regime decidida pela Justiça.

O ex-policial militar Mizael Bispo foi liberado da prisão nesta terça-feira (22), após a Justiça decidir que ele cumpriria o restante de sua pena em regime aberto. A Penitenciária II “Dr. José Augusto Salgado” de Tremembé confirmou que Mizael saiu da unidade por volta das 16h.

A Secretaria da Administração Penitenciária divulgou uma nota informando que cumpriu a decisão judicial de progressão de regime para Mizael Bispo. O preso estava detido na Penitenciária II de Tremembé e agora terá que seguir algumas regras, como permanecer no endereço informado à Justiça, não frequentar bares e passar as noites em casa.

Vale lembrar que Mizael já estava cumprindo pena em regime semiaberto desde setembro de 2018, o que permitia que ele trabalhasse fora da prisão e tivesse saídas temporárias. No entanto, com a progressão para o regime aberto, ele poderá ficar em casa, mas não poderá sair da cidade sem autorização e deverá comparecer ao tribunal quando solicitado. Sua defesa tinha pedido a liberdade condicional em julho deste ano, mas o pedido foi negado.

Relembrando o caso que levou Mizael Bispo à prisão, em 2010, a advogada Mércia Nakashima desapareceu após participar de um almoço na casa da avó, na região metropolitana de São Paulo. Quase vinte dias depois, seu corpo foi encontrado em uma represa em Nazaré Paulista, a cerca de 90 km da capital.

De acordo com as investigações, Mizael agrediu Mércia e deu um tiro em seu queixo. Ainda viva, ele empurrou o carro em que ela estava para dentro da água. Na época, os dois eram sócios em um escritório de advocacia e haviam namorado por quatro anos. Mizael foi condenado a 22 anos e oito meses de prisão em 2013.

Em agosto de 2020, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou a conceder prisão domiciliar para Mizael Bispo, mas essa decisão foi revogada pelo próprio STJ em dezembro do mesmo ano.

É importante ressaltar que o ex-policial militar foi excluído da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) treze anos após o crime. A decisão foi anunciada recentemente em um vídeo da CNN, que mostra Mizael sendo excluído da OAB.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo