DestaqueDiário do Rio

Câmara do Rio aprova “Cidade Esponja” para prevenir enchentes e alagamentos na capital fluminense, seguindo modelo de grandes metrópoles.




Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprova projeto de ‘Cidade Esponja’

Avenida Brasil, principal via da capital fluminense, registra enchente – Reprodução/Redes Sociais

O plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) aprovou, em sessão ordinária, nesta quinta-feira (23), o PL 1928/2023, que estabelece o sistema de drenagem chamado “Cidade Esponja”. O modelo permite uma gestão de inundações, além de fortalecer a infraestrutura ecológica. A iniciativa é adotada em várias cidades do mundo, como Nova Iorque e Berlim. O PL foi aprovado em 1ª discussão com emendas e voltará à pauta para nova votação.

O vereador Willian Siri (PSOL), um dos autores da proposta, explicou que a aprovação do projeto de “Cidade Esponja”, coloca o Rio de Janeiro na vanguarda do País quanto à prevenção de desastres ambientais como os que atingiram o Rio Grande do Sul, no início do mês. Siri explicou ainda que o modelo visa a captura, absorção, armazenamento, limpeza e reutilização da água da chuva de forma sustentável para reduzir enchentes e alagamentos.

“A cidade esponja foi conceituada por um arquiteto chinês e justamente faz essa transição, pensa as cidades numa transição do escoamento superficial para absorção. A ideia é que as cidades se tornem permeáveis. Essa cidade esponja está caracterizada pela adoção de jardins de chuvas, tetos verdes, pavimentação drenante, reflorestamento, bueiros ecológicos e valas de infiltração. Esse modelo já é utilizado em Berlim, Nova Iorque e outras grandes cidades”, observou o vereador.

O Projeto de Lei, que também é assinado por Marcos Braz (PL), também esclarece que o modelo de ‘Cidade Esponja’, além de reduzir o risco de inundação, também melhora a qualidade da água, aumenta a sua disponibilidade, contribuindo para mitigar os efeitos das “ilhas de calor”.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara vota implementação do modelo de ‘Cidade Esponja’ para evitar enchentes na cidade


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo