Agência BrasilDestaque

O Fundo Brasil lança edital para apoiar defensores de direitos humanos. Inscrições já estão abertas. Não perca essa oportunidade!

O Fundo Brasil de Direitos Humanos está com inscrições abertas até o dia 29 de setembro para receber propostas de organizações da sociedade civil que tenham o objetivo de fortalecer ações de proteção aos defensores dos direitos humanos. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o Fundo Brasil e a Fundação Oak, além da Porticus e Climate Works/CLUA.

Serão escolhidas, ao todo, 20 propostas que receberão um valor de até R$ 60 mil cada, sendo válido por um ano. Vale ressaltar que serão priorizadas as entidades que estejam em situações de maior risco e que tenham maior dificuldade em acessar recursos financeiros. Além disso, também terão preferência as propostas de organizações que atuem nas dimensões racial, étnica, de gênero e de orientação sexual, inclusive de forma transversal.

As propostas que poderão ser enviadas contemplam uma ampla gama de medidas que vão desde a promoção da segurança emocional e psicológica dos defensores de direitos humanos, até a segurança digital, comunicação, segurança administrativa e financeira, além do controle social sobre os programas nacionais e estaduais de proteção aos direitos humanos.

Para ter acesso ao edital, os interessados podem conferir diretamente no site do Fundo Brasil. É importante frisar que o prazo para envio das propostas se encerra no dia 29 de setembro, então é fundamental que as organizações interessadas não deixem para a última hora, pois é importante se atentarem aos critérios e prazos estabelecidos no edital.

Essa iniciativa do Fundo Brasil de Direitos Humanos tem como objetivo fortalecer as ações de proteção a esses defensores que muitas vezes se encontram em situações de vulnerabilidade e são alvo de ameaças e violências por parte de indivíduos e grupos contrários às suas lutas pelos direitos humanos.

O apoio financeiro oferecido às organizações visa não apenas fortalecer essas ações de proteção, mas também possibilitar que elas possam atuar de forma mais eficaz, minimizando os riscos e garantindo a continuidade do trabalho em prol dos direitos humanos. A parceria com a Fundação Oak, Porticus e Climate Works/CLUA demonstra o compromisso dessas instituições em colaborar com a garantia e o fortalecimento dos direitos humanos no Brasil.

Portanto, as organizações da sociedade civil interessadas em fortalecer suas ações de proteção aos defensores de direitos humanos têm uma oportunidade única de conseguir recursos para desenvolver seus projetos. As propostas que atendam aos critérios estabelecidos terão a chance de receber um financiamento de até R$ 60 mil por um ano, o que possibilitará a ampliação e a consolidação dessas ações tão fundamentais para a garantia dos direitos humanos em nosso país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo