No Festival de Gramado, Mussum conquista 6 Kikitos e leva o prêmio de Melhor Filme com “O Filmis”.

Um dos momentos emocionantes da premiação foi o discurso de Mussunzinho, o filho de Mussum, que elogiou a produção do filme. Ele expressou sua satisfação ao dizer: “Vocês retrataram de uma forma perfeita o velho [Mussum], e eu vou ter o maior prazer de, daqui a alguns anos, sentar com o meu filho e mostrar ele da forma mais aproximada que eu poderia mostrar”.
Além de “Mussum, O Filmis”, outros filmes também foram premiados durante o festival. O filme “Tia Virgínia”, dirigido por Fábio Meira, recebeu o prêmio de melhor atriz para Vera Holtz, melhor roteiro para Fábio Meira, melhor direção de arte para Ana Mara Abreu, melhor desenho de som para Rubem Valdés, além do prêmio júri da crítica. Já “Mais Pesado é o Céu”, dirigido por Petrus Cariry, foi premiado nas categorias de melhor direção, melhor fotografia para Petrus Cariry, melhor montagem para Firmino Holanda e Petrus Cariry, e recebeu o prêmio especial do júri, concedido a Ana Luiza Rios.
O documentário “Anhangabaú”, dirigido por Lufe Bollini, também foi premiado como o melhor filme longa-metragem documental. O filme retrata a rica história do famoso Parque Anhangabaú, localizado no centro de São Paulo.
O festival ainda prestou uma homenagem póstuma à atriz Léa Garcia, que faleceu na última terça-feira (15) horas antes de receber o troféu Oscarito, concedido pelo festival a grandes atores e atrizes do cinema brasileiro. A premiação foi um reconhecimento ao legado deixado por Léa Garcia, considerada uma das maiores atrizes do país.
Os filmes premiados no Festival de Gramado receberam o reconhecimento merecido por sua qualidade cinematográfica e pelos talentos envolvidos em sua produção. A premiação contou com a presença de diversos profissionais do cinema brasileiro e foi mais uma importante celebração da sétima arte no país. A expectativa agora é de que as produções premiadas conquistem ainda mais público e projeção no cenário nacional e internacional.