A Jornada do Patrimônio acontece em São Paulo neste fim de semana.

Neste ano, mais de 300 atrações estão sendo promovidas durante a Jornada do Patrimônio. Entre elas, estão roteiros culturais, visitas a imóveis históricos, debates, palestras e exposições. Os homenageados desta edição são Emanoel Araújo, fundador do Museu Afro Brasil, e a cantora Rita Lee. O tema escolhido para este ano é “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, fazendo uma referência a uma canção popular e buscando discutir questões como inclusão, pertencimento e recuperação dos apagamentos.
Um dos destaques da programação é o lançamento da série “Memórias em Bronze”, que ocorrerá neste sábado na Cinemateca Brasileira. Serão apresentados filmes sobre a inauguração em São Paulo das cinco estátuas de personalidades negras. Além disso, haverá a oportunidade de descobrir o território negro da Brasilândia, com um roteiro saindo da Praça Benedicta Cavalheiro no sábado, e a Caminhada Heroínas Negras, com saída da Praça da República também no sábado.
No domingo, o roteiro “Porta de Boate” trará histórias da vida noturna LGBTQIAP+. O ponto de encontro será na Rua da Consolação. Pelo centro da cidade, a jornada promoverá ainda roteiros na Vila Itororó, celebrando o centenário da vila transformada em centro cultural, e no Bom Retiro Arquitetônico e Gastronômico, abordando a diversidade cultural e a influência da imigração no bairro. Além disso, o roteiro “Caminhos do Carandiru e o Aprisionamento Feminino” trará vivências e memórias do encarceramento na cidade de São Paulo. Esses três roteiros serão realizados neste sábado.
A programação do evento também inclui shows musicais com Negra Li, Mc Bin Laden, Ellen Oléria, Orquestra Mundana Refugi e Linn da Quebrada. Para mais informações sobre a Jornada do Patrimônio, a programação completa está disponível no site do evento.