Ministros da Agricultura das Américas se reúnem em San José para discutir desafios do setor e buscar soluções conjuntas.

A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas ocorre a cada dois anos e, em 2023, o lema do encontro é “Uma aliança continental para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável”. O objetivo é apresentar ações conjuntas que fortaleçam o papel da agricultura do continente como protetora da segurança alimentar e da sustentabilidade global.
Segundo o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a crise climática, econômica e bélica, aliada às mudanças no cenário internacional, exige uma reformulação do setor agrícola, tornando-o mais produtivo e resiliente. A ideia é criar uma coalizão entre os países das Américas para enfrentar os desafios relacionados à segurança alimentar e às mudanças climáticas do planeta.
Além dos ministros da agricultura de cada país-membro, o encontro contará com a presença de Laurentino Cortizo Cohen, presidente do Panamá; Mohamed Irfaan Ali, presidente da Guiana; Michael Kremer, vencedor do Prêmio Nobel de Economia; e Rattan Lal, vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação. A conferência também incluirá uma sessão da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), composta por 34 ministros da Agricultura, que é o principal órgão de governo do IICA.
Ao se reunirem em San José, os ministros também discutirão a participação do continente na próxima Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28), que ocorrerá ainda este ano em Dubai. Antes do encontro, eles destacaram a importância da ação coletiva para garantir a segurança alimentar e fortalecer o papel da atividade agropecuária no desenvolvimento das Américas.
Vale ressaltar que a repórter que escreveu este texto viajou a convite do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).