Agência BrasilDestaque

Ministros da Agricultura das Américas se reúnem em San José para discutir desafios do setor e buscar soluções conjuntas.

Ministros da Agricultura de países das Américas estão se reunindo em San José, Costa Rica, para discutir os principais desafios do setor. Durante os próximos três dias, temas como sustentabilidade, segurança alimentar, mudanças climáticas e agricultura familiar serão amplamente debatidos na capital costa-riquenha.

A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas ocorre a cada dois anos e, em 2023, o lema do encontro é “Uma aliança continental para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável”. O objetivo é apresentar ações conjuntas que fortaleçam o papel da agricultura do continente como protetora da segurança alimentar e da sustentabilidade global.

Segundo o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a crise climática, econômica e bélica, aliada às mudanças no cenário internacional, exige uma reformulação do setor agrícola, tornando-o mais produtivo e resiliente. A ideia é criar uma coalizão entre os países das Américas para enfrentar os desafios relacionados à segurança alimentar e às mudanças climáticas do planeta.

Além dos ministros da agricultura de cada país-membro, o encontro contará com a presença de Laurentino Cortizo Cohen, presidente do Panamá; Mohamed Irfaan Ali, presidente da Guiana; Michael Kremer, vencedor do Prêmio Nobel de Economia; e Rattan Lal, vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação. A conferência também incluirá uma sessão da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), composta por 34 ministros da Agricultura, que é o principal órgão de governo do IICA.

Ao se reunirem em San José, os ministros também discutirão a participação do continente na próxima Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28), que ocorrerá ainda este ano em Dubai. Antes do encontro, eles destacaram a importância da ação coletiva para garantir a segurança alimentar e fortalecer o papel da atividade agropecuária no desenvolvimento das Américas.

Vale ressaltar que a repórter que escreveu este texto viajou a convite do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo