Bibliotecas comunitárias recebem R$ 9 mi em prêmio generoso.

O principal objetivo do prêmio é valorizar a atuação das bibliotecas comunitárias que contribuem significativamente para fortalecer a prática da leitura, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Essas bibliotecas são iniciativas coletivas, criadas e mantidas por uma comunidade específica, sem a intervenção do poder público. Seu trabalho está voltado para a mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro.
Segundo Jeferson Almeida, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, essas bibliotecas comunitárias promovem a diversidade e combatem a desigualdade. Ele ressalta a importância dessas instituições no fomento à cultura e na promoção do acesso à leitura para comunidades que muitas vezes não têm acesso facilitado a bibliotecas convencionais.
As inscrições para o Prêmio Pontos de Leitura podem ser feitas até o dia 18 de setembro, por meio do site Mapas Cultura. Pessoas físicas, jurídicas e coletivos culturais que atuem na área da leitura e literatura podem participar do processo de seleção.
Durante o evento de lançamento do edital, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou o objetivo do prêmio em apoiar as iniciativas da sociedade civil que já estão plantando sementes de conhecimento em todos os lugares onde existem os pontos de leitura. Ela enfatizou a importância de incentivar e reconhecer essas ações que contribuem para a democratização do acesso ao livro e à cultura.
O Prêmio Pontos de Leitura é uma grande oportunidade para fortalecer e difundir o trabalho realizado pelas bibliotecas comunitárias em todo o país. A premiação irá contribuir para ampliar e aprimorar as ações de promoção da leitura e literatura, beneficiando inúmeras comunidades e incentivando o desenvolvimento cultural.