Governo do Rio de Janeiro e ONU-Habitat lançam projeto Rio Inclusivo e Sustentável para lidar com mudanças climáticas nos municípios vulneráveis.

Uma das primeiras ações anunciadas foi a construção de planos específicos para cada município, contendo o mapeamento dos principais problemas e políticas locais de enfrentamento. Nove cidades foram escolhidas para a etapa inicial por serem consideradas mais vulneráveis: Petrópolis, Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Friburgo e Teresópolis.
A coordenação do projeto ficará a cargo da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, com previsão de entrega dos planos até o final de 2025. Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto foi dividido em três etapas: produção de informações e dados para apoiar governo estadual e municípios na tomada de decisão; capacitação de gestores públicos para alcançar as metas da Agenda 2030; e inclusão da população na criação de soluções para promover o desenvolvimento sustentável.
O governador Cláudio Castro destacou a importância da parceria com a ONU-Habitat, ressaltando a experiência do programa em orientar e mensurar os resultados do projeto. Castro demonstrou entusiasmo com a colaboração internacional, que trará uma troca de experiências e conhecimentos para a efetiva implantação das ações propostas.
Com o lançamento do projeto Rio Inclusivo e Sustentável, o estado do Rio de Janeiro reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a prevenção de desastres causados pelas mudanças climáticas, buscando um futuro mais seguro e resiliente para todos os cidadãos fluminenses.