Governo de São Paulo leva 20 empresas à maior feira global de games em ação para impulsionar setor.

De 23 a 27/8, na Alemanha, Gamescon será palco da nova missão do CreativeSP, que promove intercâmbio internacional na economia criativa
De 23 a 27 de agosto, a cidade de Colônia, na Alemanha, será palco da Gamescon, maior feira de jogos eletrônicos do mundo. E o Governo de São Paulo não ficará de fora dessa. Para fortalecer o mercado de jogos eletrônicos e expandir o alcance das desenvolvedoras paulistas, o Governo paulista levará até 20 empresas locais para participar do evento. O objetivo é promover a diversificação e a internacionalização da economia do estado de São Paulo.
A iniciativa faz parte do programa CreativeSP, desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O programa tem como foco o setor de economia criativa e busca incentivar a geração de negócios e atrair investimentos para São Paulo.
Por meio do CreativeSP, as empresas selecionadas para participar da Gamescon terão um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, que poderão custear até 50% dos gastos com a viagem. Além do apoio financeiro, o programa também promove eventos de networking e oferece consultoria e monitoramento de resultados pós-evento.
Segundo a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton, a missão do CreativeSP é “promover a pluralidade cultural como força empreendedora”. Ela ressaltou que há muitas oportunidades no mercado de games, que cresce ano após ano. Para fortalecer esse setor, o Governo de São Paulo também anunciou recentemente um investimento de R$ 18 milhões na indústria de jogos eletrônicos, através da Lei Paulo Gustavo.
A Prefeitura de São Paulo e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) são parceiras do Governo do Estado nessa missão para a Gamescon. Além disso, o escritório europeu da InvestSP, localizado na Alemanha, também dará suporte às empresas participantes.
Mercado em expansão
De acordo com dados da Abragames, o Brasil movimenta cerca de US$ 2,3 bilhões por ano no mercado de jogos eletrônicos. O país é considerado o décimo maior mercado do mundo e é uma referência internacional, com mais da metade das empresas nacionais comercializando games no cenário global.
Outro dado relevante é que três em cada quatro brasileiros jogam com frequência, sendo que muitos optam por jogar pelo celular. Esse alto número de consumidores contribuiu para o crescimento dos estúdios de games no país, que passaram de 133 para 1.009 nos últimos oito anos. A indústria de jogos eletrônicos emprega mais de 12 mil pessoas no Brasil, com a região Sudeste concentrando a maioria das empresas (57%).