DestaqueUOL

Crítico de Putin, Alexei Navalny é alvo de novas acusações criminais na Rússia, alega perseguição política.




Alexei Navalny, adversário de Putin, enfrenta novas acusações criminais na Rússia
MOSCOU – Nesta sexta-feira, Alexei Navalny, opositor do presidente russo, Vladimir Putin, usou as redes sociais para informar que foi alvo de novas acusações criminais. Navalny, de 47 anos, já está cumprindo penas em uma colônia penal que totalizam mais de 30 anos por acusações que incluem extremismo, o que ele nega. Além disso, ele passou a maior parte dos últimos dois anos em confinamento solitário por uma série de supostos delitos.
Em comunicado divulgado por seus associados, Navalny afirmou que foi acusado de acordo com o Artigo 214 do código penal russo, que abrange vandalismo.
“As novas acusações trazem ainda mais preocupação sobre a situação de Navalny e levantam questões sobre a liberdade de expressão e oposição política na Rússia,” disse um porta-voz do opositor.
Desde o envenenamento que sofreu em agosto de 2020, Navalny tem sido uma figura de destaque na oposição a Putin. Seu retorno à Rússia, após receber tratamento na Alemanha, resultou em sua prisão e subsequente condenação.
A comunidade internacional tem manifestado preocupação com a situação de Navalny e instado o governo russo a respeitar os direitos humanos e as liberdades civis.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo