Agência BrasilDestaque

No mês da juventude, o Museu de Arte do Rio dá as boas-vindas, abrindo suas portas para celebrar essa fase tão especial.

O Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, região portuária da cidade, está disponibilizando sua entrada gratuitamente para toda a população que desejar visitar o acervo. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca, o Espaço Cultural e o Observatório Internacional da Juventude (OIJ), em comemoração ao Mês da Juventude. Essa gratuidade estará em vigor até o dia 3 de setembro e contempla todas as faixas etárias. O objetivo dessa ação é ampliar a visitação do público às exposições através do acesso livre.

Segundo o secretário Salvino Oliveira, que mediou um debate no museu no dia 4 deste mês sobre os dez anos do Estatuto da Juventude, essa abertura é um presente oferecido pelo Museu de Arte do Rio à população. Ele acredita que esse será um mês com muitas visitas. Aqueles que ainda não conhecem terão a chance de vivenciar a experiência e aqueles que já conhecem, com certeza, irão querer voltar, pois visitar o MAR é sempre garantia de um passeio incrível.

Raphael Callou, diretor e chefe da Representação da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil, destaca que a democratização do acesso aos bens culturais requer políticas públicas que alcancem um número maior de pessoas. Ele enfatiza que é motivo de orgulho poder celebrar o Mês Internacional da Juventude com a gratuidade do MAR. O espaço é plural e busca cada vez mais a convergência de protagonismos. A gratuidade para todos os visitantes reforça a missão do MAR de proporcionar conhecimento, cultura e arte ao público.

O MAR é um espaço cultural da prefeitura do Rio, criado em conjunto pela Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Desde janeiro de 2021, a Organização dos Estados Ibero-americanos assumiu a gestão do local em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura. Desde então, tem apoiado as programações expositivas e educativas, realizando diferentes atividades.

Para a OEI, o Museu de Arte do Rio representa uma ferramenta de fortalecimento do acesso à cultura, estando fortemente relacionado com o território. Além disso, contribui para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e expressões, uma rica matéria-prima para esse trabalho, conforme destaca Callou.

Além da prefeitura do Rio, o MAR conta com o apoio do governo do estado, com a realização do Ministério da Cultura, e também do governo federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para obter mais informações, é possível acessar a página do Museu de Arte do Rio na internet.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo