Agência BrasilDestaque

Exposição na Maré destaca beleza dos bailes de favela. A mostra ressalta a estética única encontrada nessas festas populares.

A exposição Pista Ritmo Fluxo, que estreia hoje (12) no Galpão Bela Maré, na favela Nova Holanda, Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, apresenta um olhar artístico sobre os bailes de favela. Com pinturas, fotografias e instalações produzidas por artistas de comunidades periféricas, a mostra tem como objetivo destacar a estética e a importância cultural desses eventos.

A iniciativa é coordenada pelo Observatório de Favelas, organização da sociedade civil que luta por políticas públicas e direitos para as populações de favelas. Durante três meses, os artistas participaram de uma residência-formativa na Escola Livre de Artes (ELÃ), onde estudaram a estética dos bailes, com ênfase nos aspectos culturais e políticos. Foi nesse período que a exposição foi preparada e montada, culminando com uma Aula Baile aberta ao público em geral.

A exposição conta com trabalhos de artistas residentes, todos oriundos de favelas e periferias. Agatha Maria, Aline Peres, Bruno Lyfe, Ciana, Guilherme Kid, Idra Maria, Joelington Rios, Malvo, Mapô, Mayra, Melissa de Oliveira, Myllena Araujo, Preta QueenB Rull, Roberta Holiday e Tainan Cabral são alguns dos artistas que expõem seus trabalhos. A curadoria é assinada por Jean Carlos Azuos.

A parte pedagógica da exposição ficou sob responsabilidade de Natália Nichols, coordenadora do projeto. Ela ressalta a importância do intercâmbio cultural entre os participantes e da diversidade de experiências artísticas presentes na mostra. Segundo Nichols, a exposição celebra a cena artística que nasce das favelas e periferias, exaltando suas referências culturais. A exposição conta com diferentes suportes e influências, como pintura, fotografia e instalação.

No evento de lançamento da exposição, os visitantes poderão assistir às apresentações da multiartista e pesquisadora de som Ciana, acompanhada por Preta QueenB Rull e Mother Idra Maria. Elas trarão um pouco da cultura ballroom, tradicionalmente voltada para a população afro-americana e latina LGBTQ+. Além disso, DJ Glau, DJ Onírica e o Batekoo DJ Set também se apresentarão.

A Escola Livre de Artes (ELÃ), que sediou a residência-formativa dos artistas, existe desde 2019 e conta com o apoio do Ministério da Cultura. A exposição tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A exposição Pista Ritmo Fluxo estará em cartaz no Galpão Bela Maré até o dia 14 de outubro, de terça-feira a sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. O endereço do Galpão Bela Maré é Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré, Rio de Janeiro – RJ.

É uma oportunidade única para conhecer de perto a estética e a importância dos bailes de favela, além de prestigiar o trabalho de artistas talentosos e comprometidos com suas comunidades. A exposição Pista Ritmo Fluxo promete surpreender e encantar o público com a diversidade de expressões artísticas apresentadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo