
Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani deseja que as partes aceitem proposta de cessar-fogo em Gaza apresentada por Biden
O primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, expressou otimismo neste sábado em relação à proposta de cessar-fogo em Gaza feita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Durante um telefonema com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, Al Thani destacou a importância de todas as partes envolvidas lidarem de forma positiva com os princípios apresentados.
De acordo com informações da agência de notícias estatal do Catar, os princípios da proposta incluem a retirada das forças israelenses de todas as áreas povoadas de Gaza, a libertação de detidos – incluindo mulheres, idosos e feridos – em troca da libertação de centenas de prisioneiros palestinos e da entrada de ajuda humanitária no enclave.
Essa iniciativa busca trazer um alívio para a situação de tensão na região e abrir caminho para negociações pacíficas visando um cessar-fogo duradouro. Al Thani ressaltou a importância do diálogo e da cooperação entre as partes envolvidas para garantir a segurança e o bem-estar da população civil afetada pelo conflito.
A comunidade internacional segue atenta às desenvolvimentos e espera que as partes envolvidas na questão de Gaza respondam de forma construtiva às propostas apresentadas, visando uma solução pacífica e sustentável para o conflito.