DestaqueDiário do Rio

Festival Quilombo Cultural celebra cultura caiçara e quilombola em evento inédito no Rio de Janeiro.




Festival Quilombo Cultural promove conexões culturais em comunidades tradicionais

Festival Quilombo Cultural promove conexões culturais em comunidades tradicionais

O Festival Quilombo Cultural, idealizado por Raquel Potí e a Oficina Perna de Pau em parceria com a Fábrica de Gigantes, tem se destacado por fomentar a cultura pernalta em comunidades tradicionais do Rio de Janeiro. A iniciativa visa potencializar a narrativa social e cultural desses territórios, como a Pedra de Guaratiba, a Ilha da Marambaia e a Vila Cruzeiro. O evento está marcado para os dias 24 e 25 de agosto, com entrada gratuita e sujeita à lotação.

O Festival Quilombo Cultural tem como objetivo conectar comunidades que têm a cultura caiçara e quilombola como base estruturante. Além disso, o evento busca valorizar e preservar a diversidade cultural brasileira, celebrando a identidade desses territórios. A programação inclui oficinas em diversos locais do estado do Rio de Janeiro, como na Costa Verde, em Mangaratiba, e na zona oeste e no Complexo da Penha na cidade do Rio de Janeiro.

As atividades do festival contemplam uma variedade de oficinas, como oficina de escrita de projeto, redes sociais, gestão de coletivos, fortalecimento de lideranças, perna de pau, entre outras. O evento também inclui apresentações culturais, rodas de Jongo, samba de roda, oficina de culinária local e contação de histórias. Ao final, um cortejo artístico celebrativo reunirá todos os grupos presentes, contando histórias por meio de uma costura musical.

A realização do Festival Quilombo Cultural conta com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo Apoio ao Circo e da Lei Paulo Gustavo – Diversidade e Diálogo, além do apoio de ações locais. Para mais informações e inscrições, acesse o perfil oficial do evento no Instagram.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo