Comissão de Educação aprova projeto que concede a Farroupilha o título de Capital Nacional da Moda de Inverno em decisão terminativa.

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprova projeto que concede a Farroupilha o título de Capital Nacional da Moda de Inverno
Nesta terça-feira (6), a Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal aprovou, em caráter terminativo, o Projeto de Lei (PL) 3.605/2023, que confere à cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional da Moda de Inverno. Com uma votação unânime, se não houver recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá para a sanção presidencial, oficializando a importante conquista para o município gaúcho.
O clima frio característico da região de Farroupilha, que conta com cerca de 70 mil habitantes, tornou o município um dos principais polos da indústria têxtil no Brasil. Com 400 pontos de venda e uma produção mensal de 450 mil peças, a cidade abriga 71 marcas locais, sendo que 59% delas estão há mais de uma década no mercado. Além disso, a indústria de malhas e confecções de Farroupilha gera mais de 3 mil empregos diretos, representando cerca de 79% do setor.
O relator do projeto, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ressaltou a importância da oficialização do título para Farroupilha. Segundo ele, a qualidade dos produtos aliada à estética aprimorada da região têm impacto significativo na moda nacional, influenciando outros centros urbanos do país.
“A oficialização do título trará inúmeros benefícios ao setor, sobretudo de mídia, e consolidará a cidade como o mais importante polo do segmento no Brasil, atraindo compradores, investimentos e propiciando ainda mais eventos”, afirmou Mourão durante a votação na CE.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)