DestaqueUOL

Produção de algodão em Mato Grosso atinge recorde na safra 2023/24 impulsionada pela expansão da área plantada.






Produção de Algodão em Mato Grosso

Safra de Algodão em Mato Grosso tem previsão de aumento, segundo Imea

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou recentemente que a produção de algodão em Mato Grosso, maior produtor brasileiro, deverá atingir 6,39 milhões de toneladas na safra 2023/24. Isso representa um aumento de 1,62% em relação à previsão anterior, conforme informações atualizadas em julho.

De acordo com o instituto, o principal impulso para esse aumento na produção é a expansão da área plantada. Estima-se que a lavoura no Estado alcance 1,46 milhão de hectares, o que representa um crescimento de 1,62% em comparação ao último relatório e de 21,71% na comparação anual.

O Imea destaca que esse crescimento é motivado pela maior rentabilidade do algodão em comparação com o milho, o que tem incentivado os produtores a investirem mais na cultura do algodão. A produtividade média esperada é de 291,16 arrobas por hectare, com algumas variações regionais.

Além disso, a demanda por algodão de Mato Grosso na safra 2023/24 deve se manter em 2,41 milhões de toneladas, de acordo com a previsão do Imea. O instituto também estima que os estoques finais de pluma de algodão alcancem 691,71 mil toneladas ao final do período.

Com esses dados em mãos, fica evidente a relevância e o potencial do setor de produção de algodão em Mato Grosso, contribuindo significativamente para a economia do estado e do país como um todo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo