DestaqueUOL

Petrobras protocola ações por suspeita de fraudes no programa Mais Valor; processos somam R$ 5,4 milhões.






Denúncias de Fraude no Programa Mais Valor da Petrobras

Denúncias de Fraude no Programa Mais Valor da Petrobras

A Petrobras tomou ação legal na Justiça do Rio de Janeiro após suspeitas de fraudes no programa Mais Valor, que permite aos fornecedores antecipar recebíveis por meio de instituições financeiras, totalizando R$ 5,4 milhões em processos.

O programa oferece uma plataforma para os fornecedores visualizarem faturas e solicitarem antecipação de pagamentos via leilão reverso, visando a menor taxa de antecipação dos títulos.

Recentemente, a Petrobras protocolou ações depois de ter sido informada por fornecedores sobre pedidos fraudulentos de antecipação de recebíveis em seus nomes, envolvendo emails e documentos falsos utilizados pelos fraudadores.

Os fraudadores tiveram acesso a contratos válidos entre a Petrobras e outras empresas, resultando em uma situação em que a Petrobras não sabe mais a quem deve o pagamento dos valores mencionados, seja aos bancos ou aos fornecedores.

Diante da incerteza, a Petrobras moveu ações de consignação de pagamento para evitar prejuízos decorrentes das fraudes, colocando tanto os fornecedores quanto os bancos como réus nos processos, buscando esclarecer a quem devem os valores envolvidos.

Um dos fornecedores envolvidos, a Belov Engenharia, recebeu uma denúncia anônima sobre uma tentativa fraudulenta de abertura de conta corrente em seu nome para recebimento de créditos da Petrobras. A empresa conseguiu interceptar as operações antes do desembolso pela Petrobras.

A fragilidade nas operações dos bancos, que permitiram a abertura de contas fraudulentas, e no sistema da plataforma Mais Valor, que não exige certificação eletrônica nas assinaturas dos pedidos de antecipação de recebíveis, são apontadas como falhas que permitiram as fraudes.

Andamento dos Processos

No decorrer dos processos judiciais, os réus têm apresentado contestações. Medidas de bloqueio de contas e apreensão de bens têm sido solicitadas, visando evitar mais prejuízos decorrentes das fraudes.

As investigações continuam para elucidar os casos de fraude no programa Mais Valor da Petrobras e garantir a segurança das transações financeiras envolvidas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo