DestaqueUOL

Aumento alarmante: suicídios de policiais ativos crescem 26% no Brasil em 2023, revela Anuário de Segurança Pública.




Suicídio de policiais em alta no Brasil

Suicídio de policiais em alta no Brasil

Um levantamento recente revelou um aumento de 26% nas mortes por suicídio de policiais civis e militares da ativa no Brasil em 2023. Os dados, divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontam que, no caso da Polícia Militar, o número de suicídios superou a soma das mortes de agentes em confronto, seja em serviço ou de folga. No total, foram registradas 110 mortes por suicídio e 107 em confrontos em todo o país.

Especialistas alertam que os dados ainda apresentam falhas, com problemas na notificação e acompanhamento dos casos. Mesmo assim, os números são considerados alarmantes, principalmente nos estados com os maiores contingentes de policiais. Em São Paulo, houve um aumento de 80% nos casos de suicídio entre agentes das polícias civil e militar, enquanto no Rio de Janeiro o crescimento foi de 117%.

No mês passado, a imprensa já havia destacado o recorde de casos de suicídio na PM paulista no primeiro ano de gestão de Tarcísio de Freitas, que totalizou 43 registros em 2023, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

O programa de áudio Café da Manhã abordou o tema nesta quarta-feira (24), discutindo as causas e impactos do aumento de suicídios entre policiais no Brasil. A psicóloga Juliana Martins, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, explicou os dados, falou sobre as respostas das corporações aos agentes que precisam de ajuda e analisou como essa situação afeta a vida e atuação dos policiais. O episódio está disponível no Spotify, parceiro da iniciativa.

O Café da Manhã, apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, é publicado diariamente, sempre no começo do dia. A produção é de Carolina Moraes e Lucas Monteiro, com edição de som de Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo