DestaqueUOL

Dentes do Ptychodus revelam função inusitada na alimentação do tubarão: triturar e esmagar presas mais duras

Ptychodus: o predador do passado com dentes curiosos

O Ptychodus era um predador marinho do passado que possuía dentes curiosos, mas não eram usados para cortar e devorar suas presas. Na verdade, esses dentes eram utilizados para triturar e esmagar superfícies mais duras, como conchas e cascos de tartarugas.

Dentes do Ptychodus preservados no fóssil. A forma incomum na arcada dentária sugere que o tubarão triturava suas presas
Dentes do Ptychodus preservados no fóssil. A forma incomum na arcada dentária sugere que o tubarão triturava suas presas. Imagem: Reprodução/The Royal Society Publishing

[No fóssil] alguns dentes são massivos, poligonais e quase planos, enquanto outros têm protuberâncias estranhas, arredondadas ou cúspides pontiagudas na superfície superior. Todos esses dentes eram unidos para formar grandes placas dentárias, que esse predador do passado poderia ter usado para esmagar quase qualquer coisa que encontrasse.
Manuel Amadori, pesquisador da Universidade de Viena, à CNN Science, sobre o Ptychodus

A descoberta recente revelou características da espécie até então desconhecidas. O fóssil encontrado em pedreiras de Nuevo León, no México, estava em condições “extremamente preservadas”. Na amostra, é possível visualizar “quase todos elementos esqueléticos, dentição, restos musculares fosfatizados e contorno do corpo exibindo todas as nadadeiras”.

Os especialistas conseguiram identificar até mesmo o sexo das amostras encontradas. A presença da cartilagem conhecida como clásper (responsável pela transferência de espermatozoides para a fêmea) em alguns dos fósseis fez com que os paleontólogos definissem alguns dos indivíduos como machos. Com a preservação dos fósseis, foi possível também contabilizar as vértebras e visualizar a escamação da pele do animal.

O local onde os fósseis foram encontrados abrigava várias amostras da espécie, que podia atingir quase 10 metros de comprimento. Os pesquisadores analisaram seis fósseis encontrados em Nuevo León, sendo um deles o tubarão completo. Três outros fósseis estavam quase inteiros e dois estavam incompletos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo