Inflação para famílias de baixa renda registra leve queda em junho, indica IBGE

Mesmo com a queda em relação a maio, o INPC de junho registrou uma taxa mensal ligeiramente superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indicador oficial da inflação do país e ficou em 0,21% no mesmo período.
No acumulado do ano, o INPC apresenta uma inflação de 2,68%, e nos últimos 12 meses, a taxa atinge 3,70%, segundo dados do IBGE. O aumento nos preços de produtos alimentícios foi de 0,44% em junho, uma variação menor em relação a maio (0,64%). Já os produtos não alimentícios passaram de uma inflação de 0,40% em maio para 0,19% em junho.
Esses números refletem o cenário econômico do país, onde os consumidores estão lidando com um aumento nos preços, principalmente nos alimentos. Essa inflação, apesar de estar controlada, ainda impacta o dia a dia dos brasileiros, principalmente das famílias com renda mais baixa.
Com essas informações em mente, os consumidores devem ficar atentos aos preços e buscar alternativas para economizar e manter o equilíbrio do orçamento familiar em meio a esse cenário de inflação controlada, mas presente.