Presidente do Senado condena tentativa de golpe de Estado na Bolívia e reafirma compromisso com a democracia e a ordem constitucional.

Presidente do Senado condena tentativa de golpe de Estado na Bolívia
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez duras críticas à recente tentativa de golpe de Estado na Bolívia. Durante a sessão plenária de terça-feira (9), ele afirmou que, como presidente do Congresso Nacional, compartilha sua posição de repúdio a qualquer ato que viole a ordem constitucional, como o ocorrido no país vizinho.
Pacheco comparou a situação na Bolívia com os atos golpistas ocorridos no Brasil em 8 de janeiro do ano passado. Ele destacou a resistência do Brasil diante da tentativa de insurreição autoritária por parte de uma minoria inconformada que não representava a vontade popular. Graças à firmeza das instituições democráticas, o resultado das eleições foi respeitado, como preceitua o regime democrático.
O presidente do Senado enfatizou que a democracia é essencial para a preservação da liberdade e expressou confiança de que a Bolívia seguirá por esse caminho. Ele ressaltou a importância de manter a ordem constitucional e o respeito às instituições democráticas para a garantia da paz e estabilidade em um país.
Rodrigo Pacheco encerrou sua fala reiterando a importância de fortalecer as instituições democráticas, de modo a preservar a ordem e a liberdade. Ele destacou que somente com a democracia é possível assegurar a plenitude dos direitos e garantias individuais dos cidadãos.