Comissão temporária aprova audiência pública com Embrapa para discutir recuperação do potencial agrícola no Rio Grande do Sul.

Na última quinta-feira (4), a comissão temporária responsável por acompanhar o enfrentamento da calamidade no Rio Grande do Sul aprovou seis requerimentos. Um dos principais destaques foi a definição da promoção de uma audiência pública com representantes da Embrapa para discutir a recuperação do potencial agrícola no estado. O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), relator da comissão, foi o proponente da sugestão (REQ 14/2024 – CTERS) para a realização da audiência.
Mourão destacou a importância do agronegócio para a economia do estado, salientando o impacto causado pelas intensas chuvas na atividade agrícola. O senador enfatizou a necessidade de trazer representantes da Embrapa para explanar sobre os danos causados e as medidas necessárias para auxiliar os agricultores afetados.
Além disso, os senadores aprovaram dois requerimentos do presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), para realização de diligências. Uma delas é a visita à região da Serra Gaúcha, na cidade de Caxias, com o intuito de se reunir com lideranças políticas e a sociedade civil para debater as medidas já adotadas.
Outro requerimento é para a realização de uma audiência pública da comissão na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Paulo Paim ressaltou a importância de conhecer os planos de reconstrução discutidos na região.
Por fim, a comissão aprovou um requerimento para debater as medidas de reconstrução do estado, em especial os projetos de prevenção de enchentes. O senador Paulo Paim citou a necessidade de discutir propostas antigas e investimentos realizados nessa área.
Diversas autoridades foram sugeridas para participar da audiência pública, incluindo representantes do governo federal e de entidades municipais.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)