Senador alerta para aumento nos incêndios no Pantanal e destaca importância do manejo do fogo para preservação ambiental.

O Pantanal tem sido assolado por incêndios florestais, que se tornaram tema do pronunciamento do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) na quarta-feira (19). De acordo com o parlamentar, mais de 332 mil hectares foram consumidos pelo fogo nos primeiros cinco meses deste ano, representando um aumento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nelsinho ressaltou a importância do manejo do fogo e a necessidade de incorporar essa visão nas políticas públicas. Segundo ele, o fogo representa um risco e perigo para o meio ambiente, e é fundamental integrar a preservação ambiental com os aspectos funcionais e culturais do seu uso em práticas agrícolas e funções ecológicas.
O senador destacou a implementação do Plano Estadual de Manejo Integrado de Fogo no Mato Grosso do Sul, estado que abriga 65% da área do Pantanal. Ele enfatizou que o manejo do fogo tem se mostrado cada vez mais estratégico na região.
Nelsinho ressaltou a importância da sinergia para o sucesso de uma política de manejo integrado do fogo, afirmando que é necessário um abordagem colaborativa e multidisciplinar, envolvendo governos, comunidades locais, organizações não governamentais e cientistas. Ele também destacou a urgência da aplicação dessa política ambiental em diferentes níveis – nacional, internacional e local.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)