DestaqueUOL

Deputados do GT de combate às fake news têm perfis suspensos por disseminação de informações falsas nas redes sociais.






Parlamentares na luta contra as fake news

Parlamentares na luta contra as fake news

Recentemente, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou 20 deputados para compor um Grupo de Trabalho (GT) que irá debater um projeto de lei com o objetivo de combater as fake news. No entanto, um levantamento revelou que metade desses parlamentares já compartilharam informações falsas em suas redes sociais, fazendo com que dois deles tivessem seus perfis suspensos.

O que aconteceu

O GT, composto por 20 membros, tem gerado polêmica devido ao histórico de disseminação de fake news por parte de alguns de seus integrantes. Diversas postagens falsas foram identificadas, incluindo informações enganosas sobre a crise no Rio Grande do Sul, resultados de eleições, o 8 de Janeiro e pautas relacionadas a costumes.

Alguns parlamentares chegaram a ter suas redes sociais suspensas em determinados momentos, e até mesmo um deputado está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por publicar fake news. A expectativa é que as discussões do GT não resultem em medidas práticas efetivas para combater a disseminação dessas notícias falsas.

Parlamentares já tiveram até seus perfis em redes sociais suspensos por divulgarem fake news
Imagem: Freepik


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo