DestaqueSenado Federal

Senador Sergio Moro destaca importância da independência da magistratura em pronunciamento no Senado





Discurso do Senador Sergio Moro sobre a independência da magistratura

Discurso do Senador Sergio Moro sobre a independência da magistratura

O senador Sergio Moro, do partido União-PR, fez um pronunciamento nesta sexta-feira (14) ressaltando a importância da independência da magistratura como um pilar fundamental para garantir a liberdade e os direitos dos cidadãos. Para o senador, a autonomia dos juízes é essencial para assegurar um sistema de Justiça imune a influências externas e pressões políticas.

Moro alertou para casos recentes envolvendo juízes que, em sua opinião, têm sido alvo de injustiças por parte do Poder Judiciário. Ele citou os desembargadores Carlos Thompson e Luciano Flores de Lima, afastados por supostas irregularidades na Operação Lava Jato, por uma decisão administrativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O parlamentar defendeu o papel do CNJ de discernir entre o certo e o errado sem ameaçar ou intimidar os juízes. Ele destacou a relevância de proteger a independência da magistratura e garantir a segurança dos juízes contra retaliações, permitindo que possam combater interesses contrariados e atuar com coragem, como na Operação Lava Jato.

“Tenho a esperança de que o CNJ reveja em breve essa decisão que foi, a meu ver, absolutamente injusta; com todo o respeito aos integrantes que assim votaram, não serve o CNJ ao seu papel próprio ao cometer um erro dessa magnitude”, afirmou Moro.

O senador também expressou sua expectativa de que os processos administrativos abertos contra os magistrados que atuaram na Lava Jato sejam devidamente arquivados, destacando que as acusações feitas contra eles são fantasiosas e carecem de fundamentos concretos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo