
Ataques em Chiapas e Eleições no México
Durante a semana, ataques ocorreram no estado de Chiapas. Na sexta-feira (31), o Instituto de Eleições e Participação Cidadã (IEPC) de Chiapas confirmou que as instalações do Conselho Municipal Eleitoral de Chicomuselo foram incendiadas, conforme noticiou o jornal PorEsto!. Por questões de segurança, 73 urnas não foram instaladas em Chiapas.
Eleições no México
Duas mulheres lideram as intenções de voto para a corrida presidencial. A governista Claudia Sheinbaum, do Morena, tem 64% das intenções de voto. A conservadora Xóchitl Galvez, do Partido de Ação Nacional (PAN), tem 28%, de acordo com pesquisa do De las Heras Demotecnia.
Apoiada por López Obrador, Claudia Sheinbaum é uma candidata progressista, que pretende dar continuidade às políticas sociais do atual governo. Com 61 anos, ela é ex-prefeita da Cidade do México, capital do país.
Já Xóchitl Galvez, da oposição, é considerada conservadora, também com 61 anos, descendente de povos indígenas, senadora e ex-prefeita de Miguel Hidalgo, região da Cidade do México.
Além da presidência, 128 senadores e 500 deputados federais também serão escolhidos nas eleições. Se as projeções se confirmarem, esta será a primeira vez que uma mulher assume a presidência do México.