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Brasil não alcança meta de matrículas no ensino fundamental
Após oito anos consecutivos atingindo a meta de 95% de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental, o Brasil falhou em alcançar esse objetivo em 2023, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Educação, divulgada pelo IBGE. A pesquisa revelou que o país registrou 94,6% de matrículas nessa faixa etária, o menor percentual desde o início da série histórica, em 2016.
Segundo o relatório, todas as regiões do país, exceto o norte, apresentaram queda no número de crianças matriculadas no ensino fundamental, demonstrando uma preocupação pela primeira vez em oito anos. O maior percentual alcançado foi em 2018, com 97,4% de matrículas, mas a proporção começou a cair a partir desse ano.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú também apontou problemas de frequência escolar, com 48% dos estudantes brasileiros não conseguindo concluir o ensino fundamental na idade certa, até os 15 anos, devido a reprovação, evasão ou abandono escolar.
Jhonatan Almada, membro da Rede de Especialistas em Política Educativa da Unesco, ressaltou que durante a pandemia a taxa de abandono escolar nos anos finais do ensino fundamental também aumentou, e não melhorou no pós-pandemia. Ele destacou o aumento da população em situação de pobreza como um fator contribuinte para o abandono escolar, relacionando a extrema pobreza com o crescimento do trabalho infantil no país.
Para Almada, políticas multiarticuladas são necessárias para manter as crianças na escola e combater o abandono escolar, afirmando que a situação demanda atenção urgente e soluções integradas.