Brasil busca potência global em economia verde e transição energética na COP 28 em Dubai, diz presidente do Senado

Presidente do Senado: Brasil deve se tornar uma potência global em economia verde e transição energética
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante sua participação na comitiva oficial do Brasil na COP 28, conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em Dubai, nos Emirados Árabes, falou sobre as perspectivas do Brasil em relação à economia verde e a transição energética.
Pacheco destacou a importância da presença brasileira na conferência e ressaltou que a presença de diversos segmentos do país, incluindo o governo, é motivo de celebração. Ele afirmou que todos têm o propósito de preservar o meio ambiente para alcançar um crescimento econômico sustentável.
O presidente do Senado integra a comitiva encabeçada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ressaltou a união dos Poderes Executivo e Legislativo no propósito da preservação ambiental.
Além de Pacheco, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, e o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner, também participam da comitiva e compartilharam suas visões sobre o evento. Rodrigues destacou que a cidade de Belém sediará a 30ª edição da conferência do clima daqui a dois anos e ressaltou a importância das discussões sobre as mudanças climáticas e a transição energética.
“Primeiro passo”
Jaques Wagner classificou como “um primeiro passo” a decisão tomada pela cúpula do clima de destinar US$ 420 milhões para apoiar países afetados pelo aquecimento global, mas destacou que o valor é pequeno. Ele ressaltou a necessidade de reconhecimento da comunidade internacional para países que preservam suas florestas de forma sustentável.
Descarbonização
A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizaram a importância do uso de energias limpas e destacaram propostas do governo para atenuar o impacto do consumo de combustíveis fósseis no Brasil.
Inteligência artificial
Além das discussões sobre o meio ambiente, o presidente Lula e Pacheco se reuniram com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para discutir questões como a gestão brasileira na presidência do G20 e a candidatura brasileira para sediar a COP 30 em Belém.