Títulos do Tesouro Direto desvalorizam em 2024: o que aconteceu e como isso afeta os investidores

Investimentos em Títulos Públicos: O que esperar para 2024?

Os cenários econômicos são voláteis e muitas vezes surpreendem os investidores, como está sendo o caso dos títulos públicos do Tesouro Direto em 2024. Imagine a sensação de ter comprado um ingresso de cinema antecipadamente, esperando um belo retorno, mas ao invés disso, o bilhete parece estar perdendo valor a cada dia. Dois terços dos títulos vendidos pela plataforma estão no vermelho neste ano, desafiando as expectativas iniciais de retorno.

No início do ano, a previsão era de que as taxas de juros diminuiriam para 9% ao ano, porém, a realidade mostrou um cenário diferente. As taxas de juros de médio e longo prazo subiram, impactando diretamente nos títulos prefixados e atrelados ao IPCA, que agora se encontram desvalorizados.

O título referenciado ao IPCA com maior prejuízo perdeu 35,5% de seu valor no ano, enquanto os títulos atrelados à taxa Selic ainda apresentam resultados positivos. A política fiscal brasileira é apontada como a principal razão para esse aumento inesperado nos juros, lembrando a situação de um vizinho que gasta mais do que ganha e acaba aumentando o risco para os investidores.

Para os investidores, a recomendação é ter cautela. Aqueles que puderem manter os títulos até o vencimento não devem se preocupar tanto, pois a taxa de juros combinada na compra será respeitada. No entanto, quem precisar vender antes do prazo pode enfrentar prejuízos, já que o preço dos títulos varia de acordo com os juros.

Diante desse cenário, a dúvida que surge é se vale a pena investir agora. Com as taxas de juros atrativas, mas em um ciclo de alta, talvez seja prudente esperar até o final desse ciclo para garantir um retorno mais vantajoso. A pressa pode não ser uma boa aliada quando se trata de investimentos.

Em resumo, para os investidores que decidirem comprar agora, a recomendação é garantir que não precisarão vender antes do prazo estabelecido. Mantenha a estratégia e esteja preparado para colher os frutos no momento oportuno.

Por Michael Viriato, assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Sair da versão mobile