Orquestra Sinfônica da UFRJ apresenta Réquiem de Mozart em concerto especial nas igrejas do Rio e Petrópolis para o Dia de Finados
Evento musical marca o centenário da Orquestra Sinfônica da UFRJ
No ano de seu centenário, a Orquestra Sinfônica da UFRJ une forças com o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis para apresentar ao público carioca e petropolitano uma das mais emblemáticas obras sacras de todos os tempos: o Réquiem de Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo está programado em memória do Dia de Finados, celebrado pela comunidade católica, no qual os fiéis fazem suas preces pelas almas de seus entes queridos falecidos.
A primeira apresentação está marcada para amanhã, dia 31 de outubro, na histórica Igreja de São Francisco de Paula, no Centro do Rio. O concerto contará com a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ, do Coral dos Canarinhos de Petrópolis (sob regência de Marco Aurélio Lischt) e do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (dirigido por Marcelo Vizani). A igreja, localizada no coração da cidade, é um espaço pertencente à Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula, uma associação de fiéis com séculos de história.
No feriado do Dia de Finados, 2 de novembro, os mesmos artistas se apresentarão novamente, desta vez na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, na Região Serrana do estado. Ambos os concertos terão aproximadamente 50 minutos de duração e serão abertos ao público, com entrada franca.
O maestro André Cardoso, responsável pela programação, expressou suas expectativas para os espetáculos: “Será um evento belo e maravilhoso. Esta obra é de extrema importância. No ano passado, realizamos um espetáculo semelhante para celebrar o Natal e a igreja estava lotada. Além dessas apresentações de outubro e novembro, teremos um novo evento para encerrar o ano”, afirmou o maestro.
No próprio dia 2 de novembro, sábado, ao meio-dia, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Centro, promoverá uma Missa Solene. Durante a celebração eucarística, o Coral Astorga interpretará o antológico Réquiem do Padre José Maurício Nunes Garcia, renomado compositor barroco brasileiro. A missa será presidida pelo Padre Vítor Pimentel Pereira.
Serviço:
Concerto de Finados – Réquiem, de W. A. Mozart
Dia 31 de outubro, às 18h
Igreja de São Francisco de Paula, Centro do Rio de Janeiro
Dia 2 de novembro, às 19h
Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Petrópolis
Este evento é uma oportunidade única para apreciar uma obra clássica em espaços emblemáticos do Rio de Janeiro e de Petrópolis. Uma homenagem musical em um momento de reflexão e memória, oferecendo aos espectadores uma experiência emocionante e inesquecível. Não perca essa oportunidade de vivenciar a magia da música clássica em meio a cenários históricos e sacros.