Coreia do Norte lança míssil balístico de longo alcance, aumentando tensões na região e preocupando países vizinhos.

No dia 31 de março, o Exército sul-coreano informou que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico de longo alcance, em um teste armamentista que ocorreu logo após Seul acusar Pyongyang de enviar milhares de soldados à Rússia.

O EMC (Estado-Maior Conjunto) sul-coreano afirmou: “Nosso Exército detectou um lançamento de míssil balístico da área de Pyongyang para o Mar do Leste [Mar do Japão] aproximadamente às 7h10 de hoje [19h10 de quarta-feira em Brasília]”. E completou dizendo que “presume-se que o míssil balístico seja um projétil de longo alcance lançado a um ângulo elevado”.

A Coreia do Norte costuma realizar lançamentos de mísseis de longo alcance com uma trajetória para cima, para evitar que sobrevoem os países vizinhos, como destacou o EMC.

O ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, comentou sobre o lançamento, afirmando: “Foi o tempo de voo mais longo de qualquer míssil até agora. Acho que poderia ser diferente de um míssil convencional”.

Esse lançamento ocorre em um momento de alta tensão, após pedidos dos Estados Unidos e Coreia do Sul para que a Coreia do Norte retirasse suas tropas da Rússia, onde alega-se que 10 mil soldados foram enviados para uma possível ação contra as forças ucranianas.

Sair da versão mobile