Essa parceria entre o BNDES e a Caixa marca um novo momento na relação entre essas duas importantes instituições financeiras públicas. O objetivo é contribuir ainda mais para as políticas públicas de saneamento e mobilidade urbana, fortalecendo o desenvolvimento sustentável do país e gerando empregos e renda.
O BNDES terá à disposição um crédito de até R$ 6 bilhões para financiar obras e serviços no âmbito do programa Saneamento para Todos. Além disso, outros R$ 6 bilhões serão destinados ao financiamento de obras, serviços e aquisição de veículos de transporte público no programa Pró-Transporte. A alocação dos recursos será feita conforme a disponibilidade orçamentária e a seleção das operações de crédito pelo Ministério das Cidades, responsável pela gestão do FGTS.
Além disso, os dois bancos públicos também firmaram um protocolo de intenções para coordenar esforços no fortalecimento de programas do governo federal, como o Nova Indústria Brasil (NIB), o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o Plano de Transformação Ecológica (PTE). Essa parceria visa aproveitar a expertise em habitação popular, mobilidade urbana e saneamento, beneficiando principalmente a população mais necessitada.
Outra proposta da parceria entre BNDES e Caixa é ampliar o acesso ao crédito para agricultores familiares, microempreendedores individuais e pequenas e médias empresas, especialmente nas regiões do Nordeste e da Amazônia. Essa iniciativa também busca contribuir para a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 30), que acontecerá em Belém (PA). É um passo importante para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país, com foco na sustentabilidade e inclusão.