Representantes das forças de segurança do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública estiveram presentes no encontro. O grupo de trabalho, que começará suas atividades nos próximos dias, tem como foco principal desestruturar financeiramente as organizações criminosas atuantes na região, visando enfraquecer sua capacidade de obter território e armamentos.
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, enfatizou a importância da iniciativa e ressaltou que, além das ações imediatas discutidas na reunião, os esforços do grupo devem apresentar resultados a médio e longo prazo. Já o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, destacou a integração entre o estado e o governo federal, revelando a intenção de estabelecer um plano de trabalho efetivo para mudar a realidade da região.
Os confrontos da semana passada ocorreram devido a uma operação policial no Complexo de Israel, área controlada por organizações criminosas. Segundo a Polícia Militar, a ação tinha o objetivo de reprimir o roubo de cargas e restabelecer o sinal de telefonia móvel na região, que estava bloqueado pelas organizações criminosas, deixando cerca de 130 mil pessoas sem acesso aos serviços das operadoras.
A resistência inesperada dos criminosos, que resultou na interrupção do tráfego na Avenida Brasil e em transtornos à população local, evidenciou a necessidade de ações mais integradas e estratégicas para lidar com o problema. A articulação do grupo de trabalho entre as autoridades estaduais e federais promete trazer novas abordagens e soluções para a segurança pública na região, visando enfraquecer as estruturas financeiras das organizações criminosas e garantir um ambiente mais seguro e estável para a população.