MADRID (Reuters) – Após cinco meses de uma disputa diplomática que gerou tensões entre Espanha e Argentina, o governo espanhol nomeou um novo embaixador em Buenos Aires nesta terça-feira. A controvérsia teve início quando o presidente argentino, Javier Milei, fez comentários depreciativos sobre a esposa do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
Sem mencionar o incidente diretamente, os ministérios das Relações Exteriores de ambos os países divulgaram uma declaração conjunta comprometendo-se a fortalecer o relacionamento bilateral, visando o máximo de confiança e respeito mútuo. Eles destacaram a importância de manter uma relação política e institucional que honre os povos de ambas as nações.
Em um discurso realizado em um comício em Madri organizado pelo partido de extrema direita Vox, Milei classificou a esposa de Sánchez, Begoña Gómez, como “corrupta”. Sua recusa em se desculpar pelos comentários gerou represálias por parte da Espanha, que decidiu retirar seu embaixador em defesa da dignidade e soberania das instituições do país.