PSD se consolida como o partido dominante em São Paulo, conquistando 206 prefeituras, enquanto PL de Bolsonaro fica em segundo lugar

PSD se consolida como maior partido nas eleições municipais de 2024 em São Paulo

No recente pleito eleitoral municipal em 2024, o Partido Social Democrático (PSD) se destacou como a sigla com o maior número de prefeituras no estado de São Paulo. Com um total de 206 cidades conquistadas, o PSD superou outras legendas, com destaque para o Partido Liberal (PL) do presidente Jair Bolsonaro, que obteve 104 prefeituras.

Comparado com as eleições anteriores em 2020, houve uma significativa ascensão do PSD e do PL, que haviam vencido em apenas 67 e 42 municípios paulistas, respectivamente. Por outro lado, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) enfrentou uma forte queda, diminuindo de 179 para 21 prefeituras conquistadas. Outras siglas que também tiveram redução em suas vitórias foram União Brasil, PSB, Cidadania, PDT, Solidariedade e PRD.

No âmbito da esquerda, partidos como PSB, PDT e PT elegeram juntos 17 prefeitos em São Paulo, contra 25 prefeitos eleitos em 2020. No total de 18 cidades que tiveram segundo turno nas eleições, sete foram vencidas por partidos de direita, uma pela esquerda e dez por legendas de centro, incluindo a capital, onde o prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB) garantiu a vitória.

Dos sete candidatos que disputavam a reeleição no segundo turno, cinco conseguiram ser reeleitos. Apenas os prefeitos de Diadema, José de Filippi (PT), e de Taboão da Serra, Aprígio da Silva (Podemos), que foi alvo de um atentado em outubro, foram derrotados.

Resultados em São Paulo e região metropolitana da capital:

Sair da versão mobile