Largo do São Francisco: um marco histórico no Rio de Janeiro
Localizado no Centro da cidade, o Largo do São Francisco é um dos logradouros mais antigos e importantes do Rio de Janeiro e do Brasil. Com uma história rica e repleta de acontecimentos marcantes, o local se destaca como um ponto emblemático da cidade maravilhosa.
Segundo o historiador Maurício Santos, o espaço onde hoje fica o Largo do São Francisco era inicialmente uma lagoa, situada fora dos muros da cidade. Foi somente com a chegada de Gomes Freire de Andrade como Governador e Capitão-Geral da Capitania do Rio de Janeiro que a expansão urbana alcançou a região.
O engenheiro militar José Fernandes Pinto Alpoim foi responsável por transformar a área em uma vasta praça em 1742, que seria posteriormente o local da nova catedral do Rio de Janeiro. Originalmente chamada de Praça Real da Sé Nova, o espaço passou a ser conhecido como Largo do São Francisco devido à presença da Igreja da Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula.
Com a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, a construção da Catedral foi interrompida e a base do prédio aproveitada para abrigar diferentes instituições ao longo dos anos. Atualmente, o local é ocupado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e pelo Instituto de História da mesma instituição.
O Largo do São Francisco sempre foi palco de eventos históricos e culturais. Desde a inauguração da estátua de José Bonifácio em 1872 até os protestos atuais, o espaço tem sido cenário de manifestações populares e importantes para a história da cidade.
Com mais de dois séculos de existência, o Largo do São Francisco se mantém como um ponto de referência na história do Rio de Janeiro, preservando a memória e a cultura da cidade.