Eleições municipais encerradas projetam próximos passos na política nacional, com Lula e Bolsonaro em destaque: balanço e futuras movimentações.

Análise Eleições Municipais 2022

Com o encerramento das eleições municipais no último domingo (27), é possível projetar os próximos passos na política nacional. O balanço das atuações e resultados vai influenciar a escolha do novo comando do Congresso, uma provável reforma ministerial e a movimentação dos principais líderes políticos do país, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O eleitorado demonstrou mais uma vez uma inclinação à direita, refletindo a tendência observada desde 2016. Os resultados apontam para uma maior expressividade dos candidatos apoiados por Bolsonaro em relação aos apoiados por Lula, especialmente no primeiro turno.

O cenário político tende a consolidar a enfraquecida esquerda, que se uniu em torno da tentativa de reeleger Lula, dada a ausência de alternativas eleitorais plausíveis. O PT está presente em 13 segundos turnos, com Lula intensificando sua participação nas campanhas em cidades com chances reais de vitória.

Lula já visitou diversas cidades, mantendo-se distante de locais onde o PT não tem chance e de outros onde sua presença poderia ser prejudicial. O ex-presidente sinalizou uma possível reforma ministerial, buscando reorganizar a esplanada de acordo com a força partidária e lealdade demonstradas nas eleições municipais.

No campo da direita, Bolsonaro segue como figura central, com intensa agenda de viagens para apoiar os candidatos do PL no segundo turno. Ele enfrentou uma contestação à sua liderança, especialmente com a candidatura de Pablo Marçal em São Paulo. A disputa pela liderança da direita em 2026 envolve nomes como Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior e Romeu Zema.

O desempenho dos governadores da direita terá impacto direto em suas pretensões futuras, especialmente em relação a Bolsonaro. Os resultados das eleições municipais desta semana serão determinantes para o cenário político nos próximos anos.

Sair da versão mobile