Senado celebra 25 anos da Abrame em sessão especial presidida por senador espírita, ressaltando valores da vida e da justiça.

Sessão Especial no Senado Celebra os 25 Anos da Abrame

No dia 25 de abril, o Senado Federal promoveu uma sessão especial para comemorar os 25 anos de fundação da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame). O evento foi dirigido pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), que apresentou o requerimento para a homenagem (RQS 235/2024). Em seu discurso, Girão, que é espírita, ressaltou a importância da data e agradeceu o apoio que já recebeu da Abrame em questões jurídicas e de vida, destacando o excelente atendimento que obteve.

O senador enfatizou que a Abrame, fundada em 29 de outubro de 1999 e composta por 300 magistrados, desempenha um papel essencial na defesa de valores relacionados à vida. Além disso, atua contra o ativismo judicial e o uso de drogas. Girão defendeu a presença de um ministro espírita no Supremo Tribunal Federal (STF) e solicitou ao Senado a análise de processos de impeachment contra ministros do STF.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também elogiou a Abrame, destacando sua importância na defesa da vida e da justiça. Como pastora evangélica, ressaltou a relevância do trabalho da associação em temas humanos e afirmou que muitas vezes orienta suas ações no Senado de acordo com os posicionamentos da Abrame.

Compromisso com a Espiritualização da Justiça

O presidente da Abrame, Noeval de Quadros, agradeceu a homenagem do Senado e destacou a missão da associação de promover uma Justiça mais espiritualizada. Ele enfatizou a defesa da vida desde a concepção, posicionando-se contrariamente ao aborto. A vice-presidente Carmelita Indiano Americano do Brasil, também ressaltou a importância da associação e a necessidade de continuar trabalhando pela humanização do direito e pela espiritualização da Justiça.

O juiz Haroldo Costa, membro do Conselho Consultivo da Abrame, elogiou a iniciativa da associação e seu papel como referência no cenário jurídico brasileiro. Destacou a importância da pacificação social e da humanização do direito, ideais compartilhados pela Abrame.

Reconhecimento e Homenagens

O senador Girão prestou homenagens aos membros fundadores da Abrame, entregando placas comemorativas. Entre os homenageados estavam Cleuza Muniz de Oliveira e o ex-ministro do STJ Costa Leite. A presença de representantes de entidades ligadas à Justiça e adeptos da doutrina espírita tornaram a sessão especial ainda mais significativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile