70 candidatos suspeitos de ligação com o crime organizado são eleitos no estado de São Paulo, alerta órgão de inteligência

Suspeitas de ligação de candidatos eleitos com o crime organizado em São Paulo

Recentemente, órgãos de inteligência informaram ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) que 70 candidatos que concorreram às eleições municipais deste ano no estado estão sob suspeita de terem ligação com o crime organizado. Destes, dez foram eleitos para o cargo de vereador e dois para prefeito, conforme dados obtidos pela corte eleitoral. No entanto, o tribunal não pode fornecer mais detalhes, pois se trata de informações sigilosas.

Essas informações devem ser encaminhadas ao Ministério Público para que as devidas providências sejam tomadas, como a análise da possibilidade de instaurar Aijes (Ações de Investigação Judicial Eleitoral) para investigar possíveis gastos ilegais ou abuso de poder econômico, entre outras medidas cabíveis.

De acordo com reportagem da Folha, promotores do Ministério Público em diversas regiões do país concentrarão seus esforços na análise de relatórios de inteligência e no cruzamento de dados para verificar se há indícios de que os candidatos eleitos foram beneficiados pelo crime organizado. Em casos comprovados, a consequência pode ser a cassação do mandato e a inelegibilidade por oito anos, punição aplicável tanto aos vencedores quanto aos perdedores nas urnas.

O maior desafio nesses casos consiste em reunir provas concretas de financiamento proveniente de grupos criminosos. Além disso, há um foco especial em crimes eleitorais, como a coação de eleitores. O prazo para dar início às Aijes é após o término do processo eleitoral, que culmina com a diplomação dos eleitos no mês de dezembro.

Sair da versão mobile