No dia de ontem, a Grande São Paulo foi atingida por fortes chuvas que resultaram em alagamentos e quedas de energia. Infelizmente, a previsão do tempo indica que as condições climáticas adversas devem persistir, com pancadas de chuva e ventos mais intensos. Por conta disso, a Defesa Civil do estado está tomando medidas preventivas para garantir a segurança da população.
O órgão irá montar um gabinete de crise que atuará entre quinta e sexta-feira, reunindo representantes das forças de segurança e das concessionárias de serviços públicos. A previsão é de ventos que podem ultrapassar os 70 km/h, especialmente na região metropolitana e na Baixada Santista.
Segundo os meteorologistas, um sistema em formação no Sul do país está criando as condições para rajadas de vento intensas. A Baixada Santista e a região metropolitana de São Paulo são as áreas de maior atenção, devido ao risco de deslizamentos, alagamentos e descargas elétricas.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu um boletim alertando para o risco moderado de deslizamentos de terra em locais como Guarulhos e Mairiporã, além do sul de Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um alerta de perigo potencial para diversas regiões, incluindo Itu, Vale do Paraíba e litoral.
O CGE da Prefeitura de São Paulo informou que a quinta-feira terá chuva, aberturas de sol e temperaturas variando entre 19°C e 28°C. Já na sexta-feira, a nebulosidade será maior, com temperaturas entre 20°C e 27°C e rajadas de vento mais intensas.
Ciclone provoca tempestade na região Sul
O Inmet emitiu um alerta de grande perigo para tempestade na região Sul devido à passagem de um ciclone extratropical em direção ao oceano Atlântico. O aviso abrange áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O instituto prevê chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.
Os efeitos do ciclone também serão sentidos com menor intensidade em outras regiões, incluindo Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo.
Faltou luz, e agora?
- SMS: Envie um SMS para o número 27373 com a palavra LUZ e o número da instalação afetada.
- App Enel (disponível para iOS e Android)
- WhatsApp Enel: (21) 99601-9608
Como pedir a remoção de árvores caídas?
A remoção de árvores caídas envolve diferentes serviços públicos, dependendo da situação. Caso a árvore tenha afetado um veículo ou a fiação elétrica, é necessário acionar as autoridades competentes.
- A árvore atingiu algum veículo? Acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
- A árvore caiu sobre fiação elétrica? Entre em contato com a concessionária de energia.
- Está em área pública? Solicite a remoção à subprefeitura responsável.