Projeto de Lei propõe programa de turismo educacional para estudantes do ensino público em todo o Brasil.

24/10/2024 – 17:01

Mário Agra / Câmara dos Deputados

Pastor Gil: medida suprirá uma lacuna no sistema educacional brasileiro

O Projeto de Lei 2849/24, de autoria do deputado Pastor Gil (PL-MA), tem como objetivo instituir um programa de turismo educacional no Brasil. A proposta visa proporcionar experiências educativas através de visitas monitoradas a locais de relevância histórica, turística, paisagística e ambiental em todo o país.

De acordo com o texto, o programa será direcionado aos estudantes matriculados no ensino público fundamental e médio, com ênfase nas escolas localizadas em regiões de difícil acesso a parques, monumentos, bairros históricos, teatros, bibliotecas e universidades. As visitas serão realizadas em parceria com os órgãos responsáveis pela conservação e gestão desses locais.

Pastor Gil acredita que essa iniciativa preencherá uma lacuna no sistema educacional brasileiro, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo aprendido em sala de aula, enriquecendo sua formação e estimulando o desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã.

O projeto estabelece diversas diretrizes para o programa, como possibilitar o acesso dos alunos ao acervo cultural, promover a valorização do patrimônio histórico, garantir a democratização das informações culturais e artísticas, entre outras.

Com tramitação em caráter conclusivo, o PL será analisado pelas comissões de Turismo, Educação, Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania na Câmara dos Deputados. Para que se torne lei, a medida precisa ser aprovada tanto pelos deputados quanto pelos senadores.

Com essa proposta, o Brasil poderá contar com um programa que visa enriquecer o aprendizado dos estudantes, democratizando o acesso a locais de relevância e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes

Sair da versão mobile