ONU alerta: sem mobilização mundial pelo clima, limite de 1,5ºC de aquecimento global está ameaçado

Alerta da ONU: Mobilização Mundial pelo Clima é Necessária

Em um relatório divulgado nesta quinta-feira (24), a ONU lançou um alerta preocupante sobre o cenário atual do aquecimento global. De acordo com a organização, sem uma “mobilização mundial” urgente, o objetivo de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5ºC “em breve morrerá”.

O relatório destaca a falta de avanços significativos no combate às mudanças climáticas no último ano e ressalta a importância de ações concretas para evitar consequências desastrosas. A menos de um mês da COP29 no Azerbaijão, a ONU alerta que, sem uma mobilização em larga escala, o mundo poderá enfrentar um aumento de temperatura de 2,6 a 3,1ºC até o final deste século em relação à era pré-industrial.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) enfatizou que um aumento de tal magnitude teria impactos devastadores para a humanidade, o meio ambiente e as economias globais. As consequências seriam incapacitantes e irreversíveis, tornando urgente a tomada de medidas imediatas.

A ONU destaca a importância de uma ação conjunta e coordenada por parte de governos, instituições, empresas e sociedade civil para reverter o quadro atual das mudanças climáticas. O relatório serve como um chamado à ação e reforça a necessidade de priorizar a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais do planeta.

Sair da versão mobile