Ministro do STF marca audiência pública para debater vínculo de emprego de motoristas de aplicativos com plataformas digitais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin convocou uma audiência pública para o dia 9 de dezembro para discutir a questão do vínculo de emprego entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais. Esta audiência é crucial para embasar o voto do ministro sobre a chamada “uberização” das relações de trabalho e, devido ao recesso de fim de ano, a decisão final do STF só deve acontecer em 2025.

Fachin ressaltou em sua decisão a importância da segurança jurídica para que os cidadãos possam compreender as normas aplicadas em cada caso concreto, evitando assim cenários de incerteza e insegurança. O principal processo relacionado ao tema foi iniciado pelo Uber, que questiona a constitucionalidade das decisões do Tribunal Superior do Trabalho que reconheceram o vínculo empregatício entre a plataforma e os motoristas.

A decisão tomada pelo STF terá repercussão geral, o que significa que todas as instâncias do Judiciário deverão seguir o entendimento do Supremo após o julgamento desta causa. Mesmo com diversas decisões da Justiça Trabalhista reconhecendo o vínculo empregatício, o STF possui decisões divergentes sobre o assunto.

No ano passado, a Primeira Turma do STF decidiu que não há vínculo entre os motoristas e as plataformas, reforçando decisões anteriores do plenário nesse sentido. Atualmente, há cerca de 10 mil ações em todo o país aguardando a decisão final do Supremo sobre o tema.

A audiência pública convocada por Fachin é um importante passo para esclarecer essa questão complexa e definir o futuro das relações de trabalho no contexto da digitalização e da economia gig. A expectativa é de que as discussões levantadas nesse encontro contribuam para uma decisão justa e equilibrada por parte do STF.

Sair da versão mobile