Embratur e consórcio discutem fortalecimento do turismo rural no Norte e Noroeste Fluminense para atrair visitantes internacionais.

Foto: Divulgação

A Embratur e o Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) estão discutindo os caminhos para fortalecer as experiências turísticas rurais da região. Nesta quarta-feira (23), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, se reuniu com a presidente do consórcio, Fátima Pacheco, e prefeitos de municípios do Rio para conversar sobre as ferramentas para auxiliar o trade turístico local no melhor caminho para promoção internacional do interior do estado.

A região da Rota Caminhos do Açúcar agrega fazendas históricas, turismo de natureza e também o Quilombo Fazenda Machadinha, que fica em Quissamã (RJ). Freixo destacou a importância do afroturismo como um atrativo para a região e sugeriu a Fátima um encontro na comunidade quilombola com os prefeitos que fazem parte do consórcio e autoridades do governo para trazer mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Cidennf.

Para Freixo, interiorizar o turismo no Rio é uma oportunidade de impulsionar o turismo internacional no estado. “Incentivar o turismo nessas cidades no norte e noroeste fluminense pode ser um atrativo para o visitante internacional, para que ele fique por mais tempo no Brasil, conheça além do sol e praia do Rio de Janeiro; que ele conheça mais a nossa gastronomia, nossa cultura e aumente o ticket médio aqui no nosso país. E é preciso expandir essas regiões com grande potencial de ecoturismo e turismo de negócios”, disse.

Sair da versão mobile