Senado realiza sessão especial em homenagem aos Hematologistas e Hemoterapeutas pelo Dia Nacional da categoria.

O Senado realiza nesta terça-feira (29) uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. A iniciativa partiu do senador Izalci Lucas (PL-DF) e contou com o apoio de outros parlamentares.

A data, oficializada pela Lei 14.919 de 2024, teve sua origem no Projeto de Lei 3.466/2023, de autoria da Câmara dos Deputados, e teve como relatora a senadora Zenaide Maia (PSD-RN). O texto foi aprovado pelo Senado em junho deste ano.

O dia 29 de outubro foi escolhido como a ocasião para celebrar a contribuição dos hematologistas e hemoterapeutas, em referência à fusão da Sociedade Brasileira de Hematologia e do Colégio Brasileiro de Hematologia, que resultou na formação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) em 2008, representando a maioria dos profissionais da área no país.

No requerimento para a sessão (RQS 517/2024), o senador Izalci destaca a relevância do trabalho desempenhado por esses profissionais de saúde, que lidam com o tratamento de doenças sanguíneas, órgãos hematopoéticos e tecido linfático, como a medula óssea, os linfonodos e o baço. Já o hemoterapeuta é responsável pela captação e administração de sangue para diversos tratamentos médicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile