EUA detectam evidências de tropas norte-coreanas na Rússia, aumentando tensões na crise ucraniana

Presença de tropas norte-coreanas na Rússia preocupa autoridades

Pela primeira vez, os Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira que possuem evidências da presença de tropas norte-coreanas na Rússia. Segundo parlamentares sul-coreanos, cerca de 3.000 soldados foram enviados para apoiar a guerra do Kremlin na Ucrânia, com a possibilidade de mais militares a caminho.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em declarações feitas em Roma, enfatizou a gravidade da situação, afirmando que seria “muito, muito sério” se os norte-coreanos estivessem realmente se preparando para lutar ao lado da Rússia na Ucrânia, como alegado pelo governo de Kiev. No entanto, Austin ressaltou que ainda não está claro qual seria o papel dessas tropas norte-coreanas e qual o motivo de sua presença na região.

Essa notícia vem em um momento de grande tensão no cenário geopolítico internacional, com a Rússia enfrentando uma série de sanções por sua invasão na Ucrânia e a comunidade internacional buscando soluções para conter a escalada do conflito. A entrada de tropas norte-coreanas no cenário apenas complica ainda mais a situação, gerando preocupações e incertezas sobre os desdobramentos futuros.

Diante dessas informações, autoridades dos EUA, Coreia do Sul e outros países estão monitorando de perto os movimentos das tropas norte-coreanas e buscando entender melhor a natureza dessa potencial aliança entre Pyongyang e Moscou. Todos estão atentos aos desdobramentos e prontos para agir, se necessário, visando manter a estabilidade e a segurança na região.

Sair da versão mobile