Cardeal Filoni e delegação da Ordem Equestre do Santo Sepulcro chegam ao Rio de Janeiro para importantes solenidades e visitas especiais.

Cardeal Filoni e o monsenhor André Sampaio

A delegação do Grande Magistério da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém chegou ontem (22) ao Rio de Janeiro, vinda de Roma. Chefiada pelo Grão-Mestre da Ordem, Cardeal Fernando Filoni, e pelo Governador-Geral, Embaixador Leonardo Visconti di Modrone, a delegação também inclui o Vice-Governador da Ordem para América Latina, Henrique Mass, e outros dignitários. A visita dessas importantes figuras da Igreja Católica se deu para que possam participar e presidir as solenidades de investidura de novos Cavaleiros e Damas dessa importante e milenar instituição católica, presente em todo o mundo.

A delegação foi recebida no Aeroporto Internacional Galeão Tom Jobim pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, Grão-Prior da Ordem no Rio de Janeiro, pelo Monsenhor André Sampaio, Monsenhor Sérgio Costa Couto, e outras autoridades eclesiásticas. A Lugar-Tenente da Ordem no Rio, Dama Isis Penido, também esteve presente, recebendo os ilustres membros da delegação.

O Cardeal Orani João Tempesta ofereceu um almoço para os membros da delegação no Palácio São Joaquim, residência arquiepiscopal da Arquidiocese. A delegação também teve a oportunidade de visitar o monumento do Cristo Redentor, onde puderam conhecer de perto a gigantesca estátua que se encontra no alto do Corcovado. O Grão-Mestre, Cardeal Fernando Filoni, assinou o livro de presenças de visitas ilustres no monumento e fez orações na capela localizada sob os pés do Cristo. Hoje (23) e amanhã (24), a delegação participará das mais importantes solenidades da Ordem Equestre do Santo Sepulcro no Rio de Janeiro: a Vigília de Armas, na Igreja de Nossa Senhora da Glória no Outeiro, e a Investidura de novos membros (Cavaleiros e Damas), na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé.

A Ordem do Santo Sepulcro

Altos dignitarios da Ordem do Santo Sepulcro Altos dignitários da Ordem do Santo Sepulcro chegam ao Rio de Janeiro para solenidades de Investidura de novos Cavaleiros e Damas

Criada há mais de mil anos pelo nobre belga, Godofredo de Bulhões, a Ordem é composta por homens e mulheres de todo o mundo, católicos praticantes que, uma vez investidos, têm a responsabilidade de prover as obras caritativas e cuidar dos Lugares Santos na Terra Santa, sob a custódia do Patriarcado Latino de Jerusalém.

Tutelada pelo Papa, a Ordem do Santo Sepulcro é uma das mais antigas e importantes ordens católicas do mundo, considerada uma continuação da Ordem dos Templários, de grande relevância na história da Igreja. Governada em cada país por seções chamadas Tenências, trata-se de uma ordem de leigos cuja sede está localizada na Cidade-Estado do Vaticano.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
Sair da versão mobile